Energia solar 10/03/2023

O que é Carport Solar?

O termo “carport” deriva do francês que, originalmente, se refere a uma cobertura na entrada de estabelecimentos e residências, por onde veículos passavam e deixavam passageiros para o desembarque em um local protegido da chuva ou sol, por exemplo.

Foi em 1930 que o carport começou a ser utilizado para se referir a estacionamentos cobertos e sem paredes laterais até, atualmente, Carport Solar se torna uma estrutura que cobre veículos, instalada em estacionamentos, equipada com painéis fotovoltaicos em sua superfície, a fim de captar a luz solar e transformá-la em eletricidade.

A energia elétrica gerada pelos painéis fotovoltaicos pode ser utilizada, por exemplo, para alimentar diversos sistemas elétricos de um veículo, como o ar-condicionado, a iluminação e, até mesmo, o motor.

O Carport Solar é uma forma de gerar energia solar a partir de um espaço que já é utilizado para cobrir veículos, otimizando espaços. Além disso, é uma opção interessante para quem busca reduzir o consumo de combustível fóssil utilizando veículos elétricos.

Foto usina solar Universidade Estadual de Londrina
Carport Solar – Universidade Estadual de Londrina

Como funciona o Carport Solar?

O funcionamento do Carport Solar é relativamente simples.

Os painéis fotovoltaicos, feitos de células fotossensíveis, são instalados no teto da estrutura e capturam a energia da luz solar, transformando-a em energia elétrica. Assim, essa energia elétrica é encaminhada ao inversor solar, tornando-a própria ao consumo.

Esta energia elétrica é armazenada em uma bateria, que pode ser usada para alimentar os sistemas elétricos do veículo que esteja estacionado sob o Carport ou gerar créditos de energia que podem ser utilizados para abater o consumo de energia elétrica, como no sistema on grid.

Em dias nublados ou no período noturno, por exemplo, a ligação à rede de distribuição convencional permite que a energia elétrica do estacionamento funcione.

7 Benefícios do Carport Solar

1.  Geração de energia limpa e renovável

O Carport Solar gera energia elétrica a partir da luz solar, uma fonte de energia renovável e limpa. Isso significa que ele ajuda a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa, gerando energia limpa a partir de espaços que normalmente não seriam utilizados para essa finalidade.

2.  Economia

Ao gerar eletricidade, o Carport Solar ajuda a reduzir o consumo de energia da rede elétrica convencional, resultando numa economia de energia elétrica e dinheiro. O seu bolso e o meio ambiente agradecem!

3.  Proteção para veículos

Além de gerar energia limpa, o Carport Solar também protege os veículos estacionados contra a chuva, sol e outras condições climáticas adversas.

4.  Estacionamento coberto e economia de espaço

O Carport Solar oferece um espaço de estacionamento coberto, o que pode ser conveniente em dias chuvosos ou de muito sol, além de ser uma forma eficiente de utilizar o espaço disponível para estacionamento, especialmente em áreas urbanas onde o espaço é limitado.

5.  Aumento do valor da propriedade

A instalação de um Carport Solar aumenta o valor da propriedade, pois é uma característica que muitos compradores consideram atraente, sendo um investimento de payback garantido.

6.  Baixa manutenção

Os painéis fotovoltaicos do Carport Solar exigem pouca manutenção, pois eles não possuem partes móveis e são projetados para serem duráveis, com uma média entre 25 a 40 anos.

7.  Possibilidade de integrar com baterias

O Carport Solar pode ser integrado a sistemas de armazenamento de energia, como baterias, para que a energia gerada possa ser usada quando o dia não estiver ensolarado ou, ainda, à noite.

Tem interesse em investir em Carport Solar? Entre em contato conosco e

marque um horário para conversar com um de nossos consultores!

Para conferir mais benefícios da Energia Solar e acompanhar mais conteúdos como este,

acompanhe nosso blog. Se mantenha atualizado através do nosso Instagram, Facebook e

LinkedIn.

Categories