Energia solar 13/02/2023

Que o Sol é a grande estrela em relação a Energia Solar, você já deve imaginar. Mas e se nós te contássemos que ela também é o futuro da geração de eletricidade? Pensando nisso, nós da Bonö Fotovoltaico preparamos um material completo e exclusivo, para que você saiba tudo sobre a fonte de energia que mais cresce no Brasil — e que pode ser seu próximo investimento certeiro.

Há aproximadamente 150 milhões de km da Terra, uma massa composta por hidrogênio, hélio e oxigênio é a catalisadora responsável por processos meteorológicos, químicos e físicos em nosso planeta. Permitindo a nossa existência terrestre, o Sol é o principal envolvido quando se trata de Energia Solar e um dos transformadores na maneira como armazenamos e distribuímos energia.

Mas o que é Energia Solar?

Sendo promessa de fonte ecológica, sustentável e renovável, a Energia Solar também é conhecida como Energia Emergente, sendo uma alternativa mais econômica do que o modelo de eletricidade tradicional. Atualmente, é a maior e mais segura forma de gerar energia limpa.

Nesse sistema, o combustível é proveniente da radiação eletromagnética, ou seja, calor e luz emitidos pelo Sol, gerando energia. Em outras palavras: a luz e o calor captados são transformados em energia elétrica. Suas formas mais conhecidas são a Fotovoltaica, Térmica e a Heliotérmica. Vamos conhecê-las?

Energia Solar Fotovoltaica – Nossa Favorita

A Energia Solar Fotovoltaica é a conversão direta dos raios solares, ou luz do Sol, em energia elétrica por incidência de células fotovoltaicas produzidas a partir do silício, por exemplo.

No momento em que os fótons da irradiação solar se encontram com as células fotovoltaicas, eles energizam elétrons que, por fim, se agitam, gerando uma corrente elétrica. Neste processo, quanto maior for a ocorrência da radiação solar, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.

É na Energia Solar Fotovoltaica que temos os módulos fotovoltaicos ou sistemas fotovoltaicos, popularmente conhecidos como placas solares.

Foto usina solar Rodoparaná
Projeto realizado para Rodoparaná

Energia Solar Térmica

Já a Energia Solar Térmica é a coleta do calor presente na radiação solar, através de placas de aquecimento, utilizada para aquecer água em seu boiler para uso posterior. Este sistema não gera eletricidade, apenas coleta e transfere o calor absorvido.

Além disso, a Energia Solar Térmica pode reduzir em até 80% o consumo de energia referente ao aquecimento d’água, além de possuir uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal em dias nublados ou chuvosos.

Energia Solar Heliotérmica

Também conhecida como Energia Solar Concentrada, a Energia Solar Heliotérmica se assemelha com a Fotovoltaica na questão de gerar energia elétrica; porém, sem ser através do calor da radiação solar.

Seu funcionamento se dá através de uma Usina de Energia, utilizando centenas ou milhares de heliostatos, a fim de captar os raios solares e refleti-los de forma concentrada a um único ponto, onde se encontra um receptor que contém um líquido. Este se aquece com o calor, gerando vapor que é escoado e utilizado para alimentação de turbinas que produzem energia elétrica por meio da energia mecânica.

Nós da Bonö Fotovoltaico temos vários cases de sucesso que ilustram os exemplos de geração de Energia Solar Fotovoltaica. Venha conferir aqui!

Como surgiu a Energia Solar?

Há, aproximadamente, dois séculos, a Energia Solar vem sendo pauta de estudos do meio científico. Para que você entenda a sua história e importância à Ciência, nós elaboramos uma Linha do Tempo com os marcos mais importantes sobre a Energia Solar.

Linha do Tempo

Unidades de medida na Energia Solar

Agora, vamos entender um pouco mais sobre as principais unidades de medida na Energia Solar? É muito importante compreendê-las para que, assim, você possa não só analisar o seu consumo, como também ter informações suficientes para escolher um sistema que supra suas demandas. São elas:

Watt (W)

Watt é a unidade de medida que corresponde a 1 joule (J) por segundo, ou seja, caracterizado pela quantidade de energia convertida (dissipada ou utilizada) em J.

Quilowatt (kW)

Já o Quilowatt (kW) corresponde a 1000 Watts (W). Quanto maior a medida de kW de um sistema de geração de Energia Solar, maior é a sua capacidade de produzir energia elétrica.

Quilowatt-hora (kWh)

O Quilowatt hora (kWh) corresponde a energia elétrica produzida ou consumida, ou seja, indica a quantidade de energia elétrica que pode ser produzida no período de 1 hora. Corresponde a 3600 J por segundo.

Alguns múltiplos de kWh:

Quilowatt-pico (kWp)

Comumente chamado de Watt-pico, o kWp é o máximo da potência de energia que um módulo ou sistema completo fotovoltaico produz. Geralmente este pico ocorre ao meio-dia.

Por que investir em Energia Solar?

Além da redução de custos em tempos de pandemia da Covid-19, a Energia Solar pode ser uma saída à economia em qualquer perspectiva: estudos afirmam que a redução de gastos pode gerar em torno de 80% e 95%.

Também é uma forma gratuita e inesgotável de se obter matéria-prima sem necessitar de recursos naturais escassos e destruir o meio ambiente, por exemplo — pois, afinal, um dia ensolarado e o projeto da Bonö Fotovoltaico é tudo que você irá precisar.

A Energia Solar, ainda, não emite poluentes, como o gás carbônico; é silenciosa, não contribuindo com a poluição sonora; e seu material tem 97% de eficiência na reciclagem. Só vantagens, não é?

O futuro da Energia Solar

Segundo dados da IRENA (Agência Internacional para Energias Renováveis), em 2021, se atingiu 843,086 GM em capacidade instalada de Energia Solar Fotovoltaica e 6,387 GW em Energia Solar Heliotérmica, em escala mundial. A soma dos dois valores resultam na classificação da Energia Solar como a segunda maior fonte renovável de energia. Estima-se, então, que a Energia Solar irá se expandir mundialmente em até três vezes o seu tamanho atual, em até 2027.

Em território brasileiro, não é muito diferente. A energia solar ultrapassou a capacidade instalada de Energia Eólica, se tornando a segunda potência na geração de energia  na matriz elétrica brasileira. Além disso, a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) considera o crescimento de 42%, em 2023, na capacidade de geração de  Energia Solar brasileira e afirma, em nota, que suas projeções foram impulsionadas pelo aumento do valor das contas de energia elétrica a todos os consumidores brasileiros.

Qual sistema de geração de Energia Solar eu escolho?

Há diversas diferenças entre os diferentes tipos de geração de Energia Solar apresentados. Enquanto uma delas capta a luz solar e aquece a água, duas geram eletricidade. Cabe, então, uma avaliação criteriosa. Nós podemos te ajudar, afinal, decisões importantes necessitam de especialistas no assunto: fale com um de nossos consultores!

Bonö Fotovoltaico – Charge it ÖN

Categorias