Indústria 04/04/2023

De uma startups a uma multinacionais, todos já reconhecem que a responsabilidade ambiental, social e de governança é imprencindível aos negócios. Por isso, preparamos este artigo para que você conheça todos os detalhes sobre a ESG e saiba porquê você deve aplicá-la em seu negócio. Confira abaixo!

O que é ESG?

O termo ESG (Environmental, Social and Governance) refere-se ao compromisso com a sustentabilidade ambiental, social e governamental no meio corporativo.

São conceitos que, cada vez mais, vêm conquistando o seu espaço entre empresas e investidores, a fim de que avaliações acerca do desenvolvimento e sustentabilidade organizacional sejam realizadas. Além disso, a prática do ESG é uma forma de combater a ausência de práticas corporativas voltadas para as políticas sociais e falta de integridade na gestão.

Acredita-se que a ESG é uma estratégia eficaz que deve ser incorporada em todas as ações do meio corporativo, pois não é apenas uma política de compensação. Atualmente, a ESG é fundamental para que uma empresa, independentemente de seu porte, possa se desenvolver.

O conceito de ESG surgiu em 2004, no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado Who Cares Wins (Tradução livre: Ganha quem se importa), onde foram criadas diretrizes que incluíssem questões ambientais, sociais e de governança para o mercado financeiro. Este projeto teve a chancela de 20 instituições financeiras de nove países.

No decorrer do tempo, a prática do ESG foi ganhando notoriedade em amplos setores — mesmo que o seu início tenha sido no de investimentos. Entretanto, foi em 2015 que a ESG ganhou força, aparecendo na Agenda de 2030 da ONU e no Acordo de Paris.

Em 2020, o Fórum Econômico Mundial lançou um guia de métricas com base nos valores de ESG que, em 2021, foi reforçada.

Critério Ambiental do ESG (Environmental)

O critério ambiental diz respeito às questões voltadas ao meio ambiente do grupo organizacional, levando em consideração comportamentos relacionados ao consumo de recursos naturais, emissão de poluentes, eficiência energética, desmatamento, reciclagem etc.

Critério Social do ESG (Social)

Já o critério social considera como o ambiente organizacional lida com questões acerca da inclusão e diversidade, relações de trabalho em geral, direitos humanos, direitos sociais etc.

Este é o pilar do ESG que mais ganha destaque atualmente, pois investidores e empresários estão buscando cada vez mais oferecer apoio ao bem-estar físico e mental de seus colaboradores, com um setor de Recursos Humanos mais humanizado, por exemplo.

Critério Governamental do ESG (Governance)

Aqui, as esferas administrativas e de gestão empresarial são avaliadas, considerando a independência, política de remuneração, transparência e a ética corporativa. Também é o critério responsável por executar a proteção de dados e privacidade das informações dos colaboradores.

Como Energia Solar e ESG se relacionam?

A relação entre ESG e Energia Solar se dá pela Energia Solar ser uma fonte de energia ecológica, sustentável e renovável que auxilia a promover os objetivos de ESG.

Empresas que utilizam a Energia Solar Fotovoltaica podem ser consideradas mais atraentes para investidores que se preocupam tanto com as questões acerca do ESG, quanto pelo marketing verde, por exemplo.

A Energia Solar promove diretamente valores práticos que a ESG promove, como a sustentabilidade através da redução da emissão de gases de efeito estufa, não sendo um contribuinte para o processo drástico de mudanças climáticas.

Além disso, empresas que produzem ou distribuem Energia Solar também podem ser avaliadas positivamente pelos critérios do ESG pelas questões de governança corporativa, boas práticas trabalhistas, políticas ambientais responsáveis e envolvimento em projetos sociais e comunitários.

Saiba mais: Energia Solar na Indústria: a criação de uma corrente do bem

Por que adotar a ESG na sua empresa?

Adotar os critérios da ESG é uma ótima estratégia para alcançar mais credibilidade no meio corporativo. Confira 7 benefícios que listamos para você:

1.  Atração de investimentos

Muitos investidores buscam empresas que sejam responsáveis e que adotem práticas sustentáveis, a fim de promover valores e o marketing verde. Empresas que têm uma boa performance em relação aos critérios do ESG são mais atraentes para esses investidores, pois estes podem ter mais facilidade na obtenção de retorno financeiro.

2.  Aumento da reputação

A imagem pública de uma empresa que adota o ESG é mais positiva quando comparada às empresas que não têm o compromisso com a responsabilidade ambiental, social e governamental. Além disso, ser adepto ao ESG é um excelente caminho à fidelização de clientes que têm os mesmos valores que a sua empresa apresenta.

3.  Redução de custos

Muitas práticas relacionadas aos critérios ESG, como minimização e otimização do consumo de energia elétrica através da Energia Solar, podem levar a uma redução de custos empresariais. Além disso, adotar práticas sustentáveis auxilia a evitar multas e penalidades relacionadas a questões ambientais.

4.  Melhoria da gestão de riscos

Os critérios ESG ajudam a sua empresa a gerenciar melhor seus riscos, tanto financeiros quanto no sentido social, o que auxilia a evitar perdas financeiras e reputacionais.

5.  Orgulho aos trabalhadores e consumidores

Fazer parte de uma comunidade empresarial que tenha valores éticos e responsáveis sólidos gera o sentimento de orgulho tanto por parte dos trabalhadores, quanto dos consumidores.

Quando um consumidor moderno, por exemplo, escolher um produto, ele irá para além da sua funcionalidade. Ele busca, também, valores compatíveis com os que acredita. Da mesma forma, os trabalhadores divulgam com mais afinco o seu trabalho quando acreditam e se identificam com as políticas organizacionais do local que trabalham, promovendo de forma orgânica a divulgação da sua empresa.

6.  Acesso a novos mercados

A adoção de práticas do ESG pode abrir novas oportunidades de negócios para a sua empresa. Por exemplo, muitos governos e empresas estão aumentando seus requisitos ambientais e sociais, e empresas que atendem a esses requisitos podem ter acesso a novos mercados e clientes.

7.  Acesso a fontes de financiamento

Quando uma empresa faz parte do modelo ESG, ela pode ter a sua chance de acesso a financiamentos facilitados, como empréstimos com taxas de juros abaixo do mercado, investimento de impacto e outros instrumentos financeiros. Isso auxilia a empresa a obter capital mais facilmente e a preços mais baixos.

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