Energia solar 24/03/2023

A Geração Distribuída (GD) e a Geração Compartilhada (GC) são duas formas de obtenção de energia elétrica que têm ganhado destaque nos últimos anos. Saiba tudo sobre essas duas formas de descentralização de energia elétrica neste artigo que nós da Bonö Fotovoltaico preparamos para você.

Foto usina solar SAMAE
Usina SAMAE – Jaraguá do Sul

Mas o que é Energia Descentralizada?

Antes de explicarmos o que é Geração Distribuída (GD) e Geração Compartilhada (GC), precisamos contextualizar o que é Energia Descentralizada.

A geração de Energia Descentralizada é um sistema de produção de energia elétrica que ocorre em uma escala menor e mais localizada do que as grandes usinas de energia centralizadas. Em vez de gerar eletricidade como uma usina hidrelétrica ou termelétrica, essa forma de geração de eletricidade envolve a produção de energia elétrica em várias fontes menores e mais distribuídas.

Um dos exemplos de fontes de Energia Descentralizada inclui o uso de painéis fotovoltaicos que utilizam da Energia Solar Fotovoltaica para o seu funcionamento. Essa fonte de energia elétrica pode ser conectada  à rede elétrica principal ou usada de forma independente para fornecer eletricidade a um único edifício ou instalação.

As vantagens do uso da Energia Descentralizada são:

  1. Maior eficiência energética;
  2. Redução de custos de transmissão;
  3. Distribuição de energia;
  4. Menor impacto ambiental quando comparado a usinas centralizadas de grande escala.
  5. Aumento da segurança energética;
  6. Garantia de que a energia será produzida e consumida localmente;
  7. Redução da dependência de fontes de energia distantes.

Geração Distribuída (GD)

A GD é uma das formas da Energia Descentralizada e a sua principal característica é a geração de energia elétrica em pequena escala, geralmente a partir de fontes renováveis, próxima ao local de consumo. Uma das possibilidades de se utilizar a GD é através da eletricidade gerada pela Energia Solar Fotovoltaica.

Diferente da Geração Centralizada — que envolve a produção de energia elétrica em grandes usinas, geralmente localizadas a distâncias consideráveis dos centros consumidores —, a GD tem como objetivo atender diretamente a demanda de eletricidade de uma região específica, minimizando, assim, a necessidade de transmissão e distribuição de energia elétrica para longas distâncias.

A GD pode ser gerada pelo próprio consumidor ou vendida para a rede elétrica, sendo uma opção de instalação para residências, empresas, comércios e empreendimentos rurais. Além disso, a Geração Distribuída é vista como uma alternativa mais sustentável e eficiente para a produção de energia elétrica, uma vez que reduz a dependência de combustíveis fósseis e a emissão de poluentes.

A Geração Distribuída é uma possibilidade de independência energética aos consumidores que buscam gerar sua própria energia elétrica.

Principais regras da GC, pela Aneel

Geração Compartilhada (GC)

A Geração Compartilhada (GC) também é conhecida como Geração Coletiva e, assim como a Geração Distribuída (GD), também é uma forma de Energia Descentralizada. Na GC, vários consumidores se unem para gerar eletricidade em uma única instalação que, então, será distribuída por meio da rede elétrica convencional, sendo seu uso contabilizado e precificado por unidade consumidora.

O compartilhamento pode ser feito por meio de cooperativas de energia, associações de moradores, industriais, por exemplo. Esses consumidores da GC podem ser proprietários do sistema de geração, podem comprar a eletricidade ou, ainda, alugar parte da energia elétrica produzida.

A Geração Compartilhada permite aos consumidores que não possuem espaço ou recursos financeiros para instalar sistemas de geração renovável em suas próprias propriedades para participarem da produção de energia limpa.

O modelo de GC é mais eficiente do ponto de vista econômico, já que o custo de instalação e manutenção do sistema de geração é compartilhado entre os participantes, reduzindo os custos individuais, além de ser uma excelente alternativa para a contribuição da sustentabilidade.

Vantagens da Geração Distribuída e da Geração Compartilhada ❤️

  1. Reduz a dependência de grandes usinas de eletricidade;
  2. Contribui na preservação do meio ambiente;
  3. Evita a sobrecarga da rede elétrica;
  4. Economia financeira aos consumidores;

Lembramos que a instalação de sistemas de Geração Distribuída ou Compartilhada requer investimentos técnicos de qualidade, conhecimentos atualizados sobre as tecnologias envolvidas, além de avaliação de regulamentações e normas específicas para a instalação dos sistemas.

Faça o seu projeto com uma empresa completa, a Bonö Fotovoltaico. Solicite agora um orçamento!

Categorias