Na mídia 06/09/2022

Fundada em 2016, na cidade de Londrina, a Bonö Fotovoltaico foi a primeira empresa do grupo Bonö Energia. Com o propósito de gerar energia limpa para o mercado corporativo e agronegócio, já é considerada uma das maiores empresas de EPC (Engineering, Procurement and Construction) do Brasil e, agora, comemora a entrada para o Ranking “Negócios em Expansão”, da revista Exame.

O ranking classifica as 205 empresas que mais cresceram entre 2020 e 2021, considerando o faturamento. A Bonö estreou direto na 6ª posição do ranking, na categoria mais alta “30 a 150 milhões”. O reconhecimento veio após o crescimento de 173% de um ano para o outro.

Temos trabalhado com foco na expansão do negócio, por isso, ficamos muito felizes por entrar no ranking. Isso nos motiva ainda mais a continuar trabalhando com responsabilidade, soluções customizadas e foco no resultado.

comenta o diretor executivo Vitor Ferrari.

MODELO DE NEGÓCIO E DIFERENCIAIS

Atuando com foco no mercado B2B, a empresa Bonö Fotovoltaico oferece suporte completo, do atendimento ao pós-venda, em projetos com diferentes níveis de complexidade. Todas as etapas são planejadas e realizadas com apoio de uma equipe de engenharia altamente especializada, o que é um grande diferencial e compromisso da marca.

“Trabalhamos diariamente para oferecer aos nossos clientes o mais alto nível de qualidade, antes, durante e depois da entrega do projeto. Não basta conhecer de energia solar, é preciso saber encontrar soluções eficientes e rentáveis para o agronegócio, indústrias e varejo”

afirma Marcelo Abuhamad, diretor comercial da Bonö.

De acordo com Abuhamad, a prioridade da empresa é o resultado dos clientes. Neste sentido, os diferenciais da empresa foram estrategicamente planejados, visando garantir resultados excelentes de ponta a ponta.

“Além da estrutura de engenharia, compreendemos que outros seis fatores são fundamentais para o sucesso do nosso cliente: planejamento e gestão de obras, administração de contratos, excelência na execução, serviços pós-venda, segurança contratual e garantia de performance. Com estes pilares bem estruturados, sem dúvidas, a Bonö possui uma maturidade empresarial maior que a média do setor. Oferecemos segurança e resultado, que são dois importantes diferenciais para atuação B2B”

comenta Abuhamad.

CLIENTES E PROJETOS

Pelo fato de o setor de energia solar ser relativamente recente no Brasil, encontrar fornecedores experientes e com amplo portfólio pode ser um grande desafio. Em função disso, a Bonö buscou acelerar o processo de aprendizado e construir uma base sólida de conhecimentos técnicos e práticos.

Neste sentido, garantiu atuação em grandes projetos e, até o momento, já ultrapassou a marca de mais de 1.000 projetos realizados, colocando em operação mais de 175 mil módulos e sendo responsável pela nova usina da WEG, uma usina de Tracker com potência de 6,94 MWp na cidade de Lavras em Minas Gerais.

Usina de solo
Usina de tracker 6,94 MWp — Foto: Arquivos Bonö

Dentre os projetos desenvolvidos pela Bonö, destacam-se os clientes: Ambev, Balança Açores, Bom futuro, Cooperativa Integrada, EDP, G10, JBS, Prefeitura de Curitiba, Randon, WEG, entre outros. Além disso, a empresa tem fortalecido suas operações nas regiões de Goiânia, Distrito Federal e São Paulo.

CONQUISTAS E PERSPECTIVAS

Do ponto de vista corporativo, a Bonö também tem colhido resultados significativos e, o mais recente, foi o selo Great Place to Work. Além disso, foi incluída em um grupo ainda mais seleto: o ranking das 10 melhores empresas no setor de Energia, ficando na 3ª posição. Inclusive, por manter um ritmo acelerado de crescimento, conta com um agressivo planejamento de expansão com foco em suprir as necessidades operacionais e estratégicas. Apenas no primeiro semestre de 2022, a empresa comercializou o mesmo montante de 2021 – 140 milhões de reais.

Estamos confiantes e trabalhando com a perspectiva de crescer outros 100% ainda em 2022, buscando acelerar o desenvolvimento de áreas-chave. Por isso, estamos construindo uma nova sede com 3.000 m² de área, dos quais, mais de 1.000 m² serão dedicados à área de engenharia.

Comenta Ferrari.
Foto ilustrando a nova sede Bonö Fotovoltaico
Nova Sede Bonö Fotovoltaico — Foto: Freitas Arquitetura

O GRUPO

grupo Bonö Energia é composto por empresas especializadas, com foco no atendimento estratégico das diversas necessidades do setor de energia solar. Atualmente, fazem parte do grupo: Bonö Fotovoltaico (desenvolvimento de usinas solares), LEA (gestão de ativos solares para investidores), WHS (supply chain de materiais fotovoltaicos) e Sun Hub (plataforma de soluções em tecnologia, vendas e processos para o setor fotovoltaico).

Categorias